Não é só o Vasco: veja outros 7 times com fama de vice pelo mundo
Bi-vice mundial e tri-vice carioca no começo do milênio, o Vasco ganhou a fama nacional de ficar sempre em segundo lugar, embora não seja o líder nesta estatística. Mas o cruzmaltino não é o único time de futebol que sofre com piadas de vice…
1. Vitória
Chamado de "Vicetória" pelos torcedores do Bahia, já que, ao contrário do rival, nunca foi campeão nacional – ficou com o vice da Série A em 1993 e com o segundo lugar da Copa do Brasil de 2010. O escudo tirando onda com o apelido já enganou muita gente e irritou a diretoria do clube.
2. Cruz Azul (MEX)
Assim como o Vasco, o Cruz Azul tem uma cruz no uniforme e carrega a fama de vice. Antes de conquistar a Copa do México em 2013, ficou 15 anos sem título, amargando vices consecutivos no Clausura, no Apertura e também na Liga dos Campeões da Concacaf. Ainda foi vice da Libertadores de 2001.
3. Universidad Catolica (CHI)
Outro clube que leva uma cruz na camisa e tem fama de vice. No futebol chileno, ninguém ficou tantas vezes em segundo lugar. Acumulou um vice por ano entre 2011 e 2016, quando finalmente foi campeão nacional. Se as piadas vão acabar, é outra história.
4. America de Cali (COL)
Único clube que conseguiu ser tri-vice consecutivo da Copa Libertadores, entre 1985 e 1987. Ainda veio outro segundo lugar, em 1996, quando ganhou de vez o apelido de "eterno vice" dos rivais. Para piorar, passou os últimos cinco anos na segunda divisão do Colombiano.
5. Bayer Leverkusen (ALE)
"Neverkusen", "Vizekusen" e "Dama de honra da Europa" são alguns dos apelidos que o time alemão ganhou na temporada 2001/2002 após ser vice da Bundesliga pela terceira vez consecutiva, vice da Copa da Alemanha e vice da Liga dos Campeões. Para completar, a Alemanha, vice-campeã mundial em 2002, tinha cinco jogadores do Leverkusen, incluindo Michael Ballack.
6. Benfica (POR)
O último título europeu do Benfica foi em 1962. Desde então, o time perdeu OITO finais continentais, a última contra o Sevilla, na Liga Europa de 2014. Nos contos populares, torcedores acusam que isso é fruto de uma maldição jogada pelo técnico húngaro Bélla Guttmann, que pediu aumento após ser bi da Europa em 1962, mas o clube negou e encerrou seu contrato. Foi quando ele avisou que o Benfica não seria campeão europeu pelos próximos 100 anos.
7. Atlético de Madri (ESP)
Assim como o Benfica, enfrenta uma maldição em finais europeias. Após perder de forma traumática a final de 1974 para o Bayern de Munique, o próprio presidente Vicente Calderón lançou o apelido usado até hoje: "Parecemos o Pupas Futebol Clube". Pupas é uma denominação popular usada na Espanha para definir alguém que é muito azarado. E a "maldição de Pupas" voltou a operar nas últimas duas finais da Champions contra o Real Madrid.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.