Topo

Blog Corneta FC

Libertadores? Rebaixamentos? Como eram os clubes na época de "Verão 90"

UOL Esporte

30/01/2019 14h55

A novela "Verão 90" começou na última terça-feira (29) e trouxe um ar de nostalgia. Enquanto as mães trio da "Patotinha Mágica" brigavam, os grandes do futebol viviam momentos bem diferentes dos atuais.

Série B? Nunca ouvi falar

Foto: Rodrigo Paradella/UOL

Pode parecer surpreendente, mas em 1991, primeiro ano da década de 1990, o Fluminense ainda não tinha sido rebaixado nenhuma vez. A alegria não durou muito, no entanto. Em 1997, o Tricolor carioca cairia para a segunda divisão e, na sequência, para a Série C (sem falar da virada de mesa em 1996).

E isso não se resume ao time das Laranjeiras, hein?! Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Vasco ainda não tinham passado pelo calvário da Série B. Alguns mais de uma vez…

Sem Libertadores e sem estádio

Foto: Evelson de Freitas/Folhapress

Por muito pouco o Corinthians não entrou nos anos 1990 sem nenhum título nacional. Mas a taça dada por Neto e companhia não livrou o time alvinegro das zoeiras: continuava sem estádio e sem nunca ter vencido a Libertadores. E ainda teria que aguentar mais uma década de gozação antes de se libertar.

Por falar em novela…

Foto: Divulgação/Caixa Econômica Federal

A melhor coisa do início dos anos 1990 era que a interminável novela da Taça das Bolinhas ainda não existia. O Flamengo só conquistaria o quinto Campeonato Brasileiro (na sua conta) em 1992. Faltava um aninho para aguentarmos uma novela mais longa que a Malhação.

Santos era só Pelé

Foto: Folha Imagem

Robinho ainda estava no jardim de infância e Neymar nem havia sido concebido no início dos anos 1990. Podemos dizer, então, com toda certeza que os santistas ainda eram viúvos de Pelé. Chegaram a depositar as esperanças em um certo "Messias", mas taças só viriam com o rei das pedaladas mesmo.

Soberano de onde?

Foto: Arquivo Folhapress

A pompa do São Paulo era inexistente no início dos anos 1990. As Libertadores começariam a ser conquistadas em 1992, assim como os Mundiais. A Taça das Bolinhas (olha ela aí de novo), então, só começaria a ser questionada em 2007.

E o Palmeiras?

O Palmeiras ainda não tinha Mundial… Tem coisas que não mudam, não é mesmo?

Foto: ARquivo/Folhapress

Sobre o Blog

Futebol é esporte, mas também é diversão. O Corneta FC é um espaço para provocações, sarros e zoeiras entre torcedores do futebol brasileiro.Aqui você terá a chance de encher o saco daquele seu amigo que torce para o rival e que adora pegar no seu pé quando seu time perde. Aproveite para se divertir zoando os amigos na escola, no trabalho e nas redes sociais, mas saiba que um dia esta corneta também pode tocar no seu ouvido.Se você tem algum desenho, charge ou sugestão de zoeira, mande para o e-mail: cornetafc@bol.com.br

Corneta FC